Blog do Daniel Brito

Reunião da CPI do Futebol adiada novamente. A culpa pode ser do relator

Daniel Brito

Pela segunda vez consecutiva, a audiência pública da CPI do Futebol que ouviria ex-jogadores como Zico, Pelé, Carlos Alberto Torres entre outros, foi adiada. Ela deveria ter sido realizada na última quinta-feira, 10. Mas o relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR) alegou compromissos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a sessão foi remarcada para esta terça-feira, 15.

A terça-feira chegou, mas a reunião não será realizada. Os craques do passado não foram nem sequer contatados para vir a Brasília. Essa audiência fazia parte do plano de trabalho apresentado por Jucá ainda nas primeiras sessões da comissão.

Não é a primeira vez que o senador de Roraima faz vistas grossas para os acontecimentos da CPI do Futebol. Em termos de importância, o relator é o posto mais atuante  em uma comissão parlamentar de inquérito. Cabe a ele a condução da pauta e o controle dos atos que podem levar a uma investigação mais profunda.

Este blogueiro esteve presente em todas as reuniões da comissão e elenca, abaixo, cinco fatos que marcaram a participação de Jucá até agora à frente da CPI do Futebol no Senado.

20 de agosto – 6ª reunião da CPI do Futebol
Foi aprovada a quebra do sigilo bancário e fiscal de Marco Polo Del Nero. Jucá saiu antes do início da votação para atender a compromissos em outra comissão no Senado e não deu seu voto.

25 de agosto – 7ª reunião da CPI do Futebol
Os jornalistas Lúcio de Castro e Rodrigo Mattos, blogueiro do UOL Esporte, apresentaram uma série de irregularidades feitas nas negociações da CBF, mas Jucá manteve-se nada perguntou aos depoentes. Em entrevista após a sessão, disse que só poderia tomar novas ações com documentos pedidos à CBF – mas posteriormente vetados pelo STF -, e a quebra do sigilo de Del Nero.

27 de agosto – 8ª reunião da CPI do Futebol
Jucá não compareceu à audiência pública com os jornalistas Luiz Carlos Azenha, Leandro Cipoloni e Amaury Ribeiro Junior, autores do livro “O Jogo Sujo do Futebol”.

3 de setembro – 9ª reunião da CPI do Futebol
Durante audiência pública com o jornalista escocês Andrew Jennings, autor de vários livros sobre a corrupção na Fifa, além de colaborador do FBI nas investigações que levaram à prisão de sete membros da Fifa no final de maio deste ano. Jucá entrou na sala durante a oitiva, cumprimentou a mesa e saiu.