Blog do Daniel Brito

Rio-2016 e DF assinam acordo para o futebol olímpico. Falta só o valor

Daniel Brito

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) assinou na tarde desta segunda-feira, 16, o termo de compromisso que oficializa Brasília como uma das sedes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Mas não houve a confirmação de quanto o evento vai custar à capital.

O GDF (Governo do Distrito Federal) ainda não definiu a matriz de responsabilidade e não cravou uma data para que o documento seja apresentado. O documento engloba os compromissos assumidos governo para organização dos Jogos do Rio-2016. A Matriz relaciona projetos e responsabilidades pela execução e aporte de recursos.

“Nós já temos parte do recuso destinado no Orçamento do ano que vem, temos o compromisso do Ministério do Esporte de continuar nos ajudando e nós queremos também fazer parcerias com a iniciativa privada, já que as Olimpíadas não são um evento apenas do GD, mas de toda a cidade”, afirmou Rollemberg, em entrevista após a assinatura.

“Acreditem, é uma Olimpíada barata. Nós temos o mínimo possível de estrutura temporária, temos toda a intenção de usar o que já é usado, de deixar muito legado, proporcionar a cidade, quando sairmos daqui, melhores campos e melhores estrutura para formação de atletas no futuro”, afirmou, em discurso, o general Marco Aurélio Vieira, diretor executivo de operações do Rio-2016.

Ele representou o Comitê Organizador-2016 no evento desta segunda-feira, no Palácio do Buriti, sede do GDF.

Há uma semana, a secretária adjunta Leila Barros estimou em R$ 25 milhões para que os Jogos fossem disputados na capital. Nesta segunda-feira, ela explicou que neste valor está incluído o revezamento da Tocha Olímpica. O percurso será iniciado em Brasília, em maio. Este valor, contudo, não é o oficial.

Se confirmado, representará quase o dobro do que São Paulo estima gastar para sediar as partidas de futebol da Rio-2016. Há sete meses, a prefeitura informou que seriam necessários R$ 13 milhões.

Estreia brasileira
A Fifa anunciou há uma semana que o Mané Garrincha receberá os dois primeiros jogos da seleção brasileira masculina na primeira fase, em 4 de agosto, um dia antes da cerimônia de abertura, e o segundo em 7 de agosto.

O DF receberá dez jogos, sendo três do feminino.

Crise fincaneira
O GDF atravessa um momento de muita dificuldade financeira. Uma semana atrás, a capital da República atravessou greve dos professores, médicos, agentes do Detran, e funcionários do metrô.

O governo Rollemberg informou que não conseguiria cumprir os compromissos salariais firmados durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT) no GDF, encerrado no último 31 de dezembro. Após quase um mês inteiro de greve, o governador conseguiu negociar o fim das paralisações com novos prazos para pagamento de reajustes e retroativos.