Blog do Daniel Brito

Diretor de Cidade Cinza lançará documentário sobre atletas paraolímpicos

Daniel Brito

Tokio-MakingOFBx23

Diretor Marcelo Mesquita acompanha os atletas desde 2013 (Arquivo)

A Sala 12 Filmes, produtora de filmes de São Paulo, do documentário “Cidade Cinza”, está concluindo a edição de um longa sobre os atletas paraolímpicos que participarão dos Jogos do Rio-2016. A produção terá o nome de ''Paratodos'' e deve ser lançado no primeiro semestre do próximo ano.

O documentário dirigido por Marcelo Mesquita, mesmo diretor de Cidade Cinza, acompanha a trajetória de alguns dos principais atletas paraolímpicos do país desde o início do ciclo para os Jogos do Rio-2016.

“Estivemos no Canadá, Qatar, Escócia, França, Japão para registrar alguns dos momentos mais importantes da vida desses atletas. Queremos ajudar a aumentar a percepção das pessoas sobre o esporte paraolímpico”, explicou Mesquita ao blog.

2014-11-19 03.11.33

A equipe do documentário foi a Tóquio no Mundial de futebol para cegos (Arquivo)

A produtora já tem um acordo com governos do Estado do Rio, São Paulo e Pernambuco para exibir o longa nas escolas públicas, garantindo assim um público inicial de 250 mil estudantes. “A ideia é que a distribuição também seja inclusiva, simultaneamente nas salas comerciais e nas redes de ensino, para abrir um debate na área da educação sobre este tema. Daí o nome do filme ‘Paratodos’”, afirmou o diretor.

Este será o terceiro longa da Sala 12 Filmes, em sete anos de existência. “Cidade Cinza” e “  Viagem de Yoani” são os trabalhos anteriores da produtora. Cidade Cinza foi o terceiro documentário mais assistido nos cinemas do Brasil em 2013-2014. Passou por mais de 60 festivais internacionais nos cinco continentes, com destaques para o New York Docs de Michael Moore, em que foi aclamado e teve duas sessões extras, Montreal Film Festival e Zurique Film Festival.

O longa registra o trabalho dos grafiteiros de São Paulo Nina, Nunca e OsGêmeos, famosos no mundo inteiro pelo estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias de arte, mas em São Paulo, os grafites eram apagados com tinta cinza pela prefeitura.

cidade-cinza

'Paratodos' esteve no Mundial de futebol de cinco (para cegos), no qual o Brasil sagrou-se campeão, em Tóquio, no final de 2014, com atuação magistral do paranaense Ricardinho, cego desde os oito anos. ''Na semifinal contra a China o Ricardinho teve aquele que considero um dos maiores momentos da história recente da seleção de futebol de cinco. Nós tivemos a felicidade de registrar e vamos exibir no filme'', disse Mesquita.

Mesquita antecipou que o longa vai relatar a história de Fernando Fernandes, o ex-BBB, que ficou paraplégico após um acidente de trânsito. Mas empenhou-se na canoagem até sagrar-se tetracampeão mundial, e deve ser uma das estrelas da delegação nacional no Rio-2016. Assim como também haverá momentos no documentários sobre a velocista bicampeã paraolímpica Terezinha Guilhermina, o nadador Daniel Dias, maior medalhista do país em Jogos Paraolímpicos, e a nadadora Susana Schnarndorf, ex-triatleta.

O documentário também mostra a trajetória do paraense Alan Fonteles, do atletismo. Bi-amputado que derrotou Oscar Pistorius nos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012, experimentou momentos distintos desde então. Desde a glória em 2012, o sucesso no Mundial de Lyon, no ano seguinte, ao ocaso e à batalha para se reerguer antes dos Jogos do Rio-2016.

''Estamos felizes e animados com a caminhada até agora, e esperamos de verdade fazer uma bagunça positiva antes dos Jogos'', avisou Mesquita.