Blog do Daniel Brito

Imprensa dos EUA detona o Rio a sete meses da abertura dos Jogos-2016

Daniel Brito

2016-01-13 11.00.03O Rio de Janeiro foi alvo de severas críticas de duas importantes publicações nos Estados Unidos. O tradicional Wall Street Journal e o portal Businesse Insider descreveram a preparação da cidade para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos como um “carnaval de problemas” e “sem sinais de melhora”.

“Muito do que o mundo verá pela TV nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 está quase pronto”, começou o jornalista Wil Connors, do Wall Street Journal, em seu texto publicado na terça-feira, 11. “Mas a sete meses da cerimônia de abertura, o Brasil enfrenta questões sérias, algumas das quais são tão unicamente do Brasil que é impossível prever como vão ser resolvidas.”

Connors citou a crise financeira, com o aumento do desemprego, da inflação e o fraco PIB (Produto Interno Bruto), os baixos números de ingressos vendidos, problemas para concluir a extensão do metrô, além do escândalo da Lava Jato.

“Uma das preocupações dos organizadores é se os brasileiros, que não ligam muito para certos esportes olímpicos, vão comprar ingressos suficientes para atingir a meta comercial. Até 31 de dezembro, menos da metade dos 4,5 milhões de tíquetes haviam sido vendidos no mercado doméstico. O Comitê Organizador depende da venda para preencher 17% das suas necessidades orçamentárias”, apontou Connors.

A Business Insider, que reproduz boa parte do conteúdo do Wall Street Journal, afirma que em razão de tantos problemas, os brasileiros já estão ficando “fartos dos Jogos Olímpicos e vários protestos foram realizados” e prevê mais manifestações maiores até a cerimônia de abertura, em 5 de agosto.

Connors citou a epidemia de dengue e suas variações (chikungunya e zika vírus). E a questão da despoluição da Baía de Guanabara também foi lembrada. A Bussiness Insider afirmou que se as praias dos Estados Unidos tivessem o mesmo nível de poluição que as águas do Rio, certamente elas seriam fechadas para o público.

Por fim, o Wall Street Journal encerra seu panorama na situação do Rio lembrando que o prefeito Eduardo Paes prometeu comprar um milhão de ingressos para distribuir gratuitamente entre as crianças de escolas públicas. “Mas isso ele não fez ainda”, finaliza Connors.

2016-01-13 11.01.16