Blog do Daniel Brito

Iraquianos pedem fim de tiros de metralhadora para comemorar vaga na Rio-16

Daniel Brito

2016-02-02 08.44.01

A dramática classificação da seleção do Iraque para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 contou com o apelo de um grupo de jovens de Bagdá, a capital do país. Durante o Pré-Olímpico Asiático, encerrado no domingo, foram espalhados cartazes e distribuídos panfletos pela cidade pedindo para que os torcedores se contivessem na comemoração. E, em caso de classificação para o Rio-2016, não mandassem tiros ao ar.

Tiros de metralhadora.

“Nossa mãe Bagdá, por favor não disparar tiros aleatoriamente caso nosso time vença”, era o que se podia ler nos cartazes exibidos em pontos estratégicos da cidade. O intuito era o de evitar feridos e até mortos por conta dos disparos.

As balas costumam ser atiradas de um ângulo no qual elas conseguem cair com uma certa velocidade capaz de provocar mortes, e não em queda livre vertical, que traz menos perigoso.

O futebol frequeteentemente consegue unir sunitas e xiitas pela seleção nacional. Mas a violência e, pior ainda, o terror ainda compõem a rotina do povo do Iraque. Basta lembrar que em 2007, quando o Iraque foi campeão asiático, um carro bomba explodiu nas ruas de Bagdá durante a festa da torcida.

Antes da partida decisiva, o capitão do time e autoridades fizeram diversos apelos públicos para que deixassem suas armas em casa para não haver feridos acidentalmente com os disparos para o ar. A polícia está autorizada a prender quem for flagrado celebrando com tiros de armas de fogo.

Não houve registros de mortos após a classificação do Iraque para o Rio-2016. O time terminou na terceira colocação o Pré-Olímpico Asiático, vencendo os anfitriões Qatar por 2 a 1 na prorrogação. No 117º, um iraquiano salvou um gol quase certo do Qatar ao atirar-se dentro da pequena área e defendendo com a barriga o chute que tinha como destino o fundo das redes. Na chegada em Bagdá, os jornais iraquianos registraram grande festa nas ruas e muitos fogos de artifício. Nada de tiros de metralhadora.

Japão e Coreia do Sul serão os demais representantes da Ásia no Rio-2016.

2016-02-02 08.42.52