Blog do Daniel Brito

Interino da CBF pode comparecer à CPI do Futebol levado pela polícia

Daniel Brito

15338386

O presidente interino da CBF, coronel Antônio Nunes, pode ser levado pela polícia a depor na CPI do Futebol no Senado. A secretaria da comissão não recebeu confirmação de que o cartola atenderá à convocação para estar na sessão desta quarta-feira, 2, às 14h. Por cinco dias ninguém na confederação assinou o recebimento da convocação da CPI, que tem efeito de intimação. Somente na terceira tentativa, na tarde de segunda-feira, 1º, o carteiro conseguiu entregar o comunicado na sede da CBF.

Coronel Nunes foi convidado para depor à CPI nesta quarta, mas se disse impossibilitado de comparecer devido à convocação da seleção brasileira para as duas próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa-18. A convocação será feita pelo técnico Dunga, como sempre, nesta quinta-feira, 3.

Assim, a CPI do Futebol fez uso de um requerimento aprovado pelos senadores em outubro do ano passado, no qual convoca todos os presidentes de federações. Nunes é presidente da Federação Paraense de Futebol por mais de 20 anos, mas licenciou-se para assumir por 150 dias a presidência da CBF em substituição a Marco Polo Del Nero, em janeiro.

Apesar do silêncio da parte de Nunes, o senador Romário (PSB-RJ), presidente da comissão, manteve marcada a sessão desta quarta-feira, 2, e avisou que se o coronel Nunes não comparecer, terá de vir a Brasília por intermédio de uma condução coercitiva, em outras palavras: levado pela polícia até a CPI. “Sabemos de todas as dificuldades que os dirigentes da CBF e de parte das Federações Estaduais têm imposto aos trabalhos desta Comissão Parlamentar de Inquérito. Enquanto, o coronel Nunes diz que pretende melhorar o futebol brasileiro e a imagem da CBF, ele repete a prática de antigos dirigentes de sonegar informação”, declarou o senador.