Blog do Daniel Brito

Ciúme de Del Nero com ex-namorada rende 27 mil e-mails à CPI do Futebol

Daniel Brito

A equipe de investigação da CPI do Futebol no Senado está analisando mais de 27 mil mensagens de e-mail do presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero. Algumas dessas mensagens já vieram a público na sessão da semana passada. Outras devem ser reveladas para ajudar na investigação e nos trabalhos da comissão.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) revelou, por exemplo, um e-mail entre Gustavo Feijó, vice-presidente da CBF para o Nordeste, e Marco Polo no qual pede que se cumpra um acordo entre a entidade e sua campanha para prefeito de Boca da Mata, Alagoas, em 2012. O cartola afirmou em mensagem que recebera R$ 300 mil e faltavam outros R$ 300 mil a receber, conforme o que havia sido combinado com Ricardo Teixeira, que renunciou à presidência da CBF em março de 2012.

Os e-mails estão em poder da Justiça desde 2012, quando Marco Polo foi alvo da “Operação Durkheim”, da Polícia Federal, que apurava a atuação de um grupo especializado na quebra ilegal de sigilo telefônico, bancário e fiscal.

Marco Polo teve computadores pessoais apreendidos e prestou depoimento à Polícia Federal. Relatou que contratou serviços de detetives para ''vigiar'' a então namorada, a apresentadora de televisão Carolina Galan, hoje alvo de investigações da CPI do Futebol. Del Nero também esclareceu que o caso não tinha ligação com sua atividade na FPF (Federação Paulista de Futebol), do qual foi presidente de 2003 a 2012, e não foi indiciado.

Esta apuração recolheu o laptop pessoal de Marco Polo e nele estava sua caixa e e-mail com as mais de 27 mil mensagens. Muitas das quais possuem informações novas para a CPI do Futebol.

Por exemplo: embora tenha negado em depoimento no Senado que possuísse conta bancária no exterior, foi encontrado uma troca de e-mail com o filho do cartola pedindo que procurasse determinada agência do banco HSBC nos Estados Unidos e falasse com uma gerente específica para tratar de uma transação financeira para a família Del Nero.

Na semana passada, o Blog do Juca, no UOL Esporte, revelou com exclusividade um email de Marco Polo para Valcke pedindo, entre outras coisas, que o governo não tivesse assento no Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa-2014.

Esses e-mails só se tornaram público graças à tentativa da Bancada da CBF na CPI tentar barrar as investigações. Dos 17 senadores membros da comissão, apenas cinco haviam feito registro no sistema de informação para ter acesso aos trabalhos da apuração da equipe.

Por isso, Randolfe Rodrigues quer convocar novamente Del Nero para depor à CPI e, desta feita já com a acusação de falsidade testemunhal, conforme afirmou na sessão da quarta-feira passada.