Blog do Daniel Brito

Dinamarca erguerá casa nas areias de Ipanema durante a Rio-2016

Daniel Brito

Pavilion_Ipanema_Beach_01_NIGHT_DANISH_FLAG_COLOURS

(divulgação/Visit Denmark)

O país em que o Brasil recebeu a notícia que receberia os Jogos Olímpicos Rio-2016 vai ocupar as areias de Ipanema durante o evento em agosto com uma estrutura imponente. Um pavilhão de 300m2 projetado pelo arrojado escritório dinamarquês de arquitetura Henning Larsen Architects será erguido na praia no próximo mês de agosto.

Será o “Coração Dinamarquês” no Brasil, segundo anunciou o ministro do Comércio e Desenvolvimento da Dinamarca, Troels Lund Poulsen. “Fomos o único país que tivemos a oportunidade de estabelecer uma plataforma de marketing em plena praia de Ipanema”, comemorou Poulsen. A Alemanha também terá “casa na praia”, mas será em outros moldes, no Leblon, bairro vizinho a Ipanema.

O Rio ganhou o direito de sediar os Jogos-2016 em memorável pleito realizado em Copenhague, capital da Dinamarca, em outubro de 2009.

O local será aberto ao público e será utilizado para promoção da cultura dinamarquesa, além de um local para divulgação das atividades econômicas, esportivas e turísticas da Dinamarca.

O design é inspirado na arquitetura do genial Oscar Niemeyer, morto em 2012, e também fará referências à tradição da história marítima do país nórdico. O pavilhão será de estrutura metálica desmontável composto por quatro áreas cobertas e uma área descoberta formando uma cruz, tal qual a bandeira da Dinamarca. No espaço aberto haverá um bar, uma sala de imprensa, uma exposição sobre cidades sustentáveis e um anfiteatro a partir do qual os visitantes poderão ter a vista para o mar, o morro Dois Irmãos ou até mesmo assistir aos Jogos Olímpicos em um telão.

É uma tradição olímpica o erguimento de estrutura temporárias para servir como “casa” de determinado país durante os Jogos Olímpicos na cidade-sede. Até o Brasil, em plenos Jogos em casa, vai montar sua estrutura. Haverá uma, bancada pelo governo federal, na recém-restaurada zona portuária do Rio, e outra, do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), na Barra, próximo ao Parque Olímpico.

topbilleder_b4-630x390

(divulgação/Visit Denmark)