Blog do Daniel Brito

Cartolas apelam a linha direta com Paes para resolver problemas da Rio-16

Daniel Brito

rio_2016_rugby_brasil_argentina

(Crédito: Al Milligan/Photo Jump/CBRU)

Os dirigentes da World Rugby, entidade que comanda a modalidade em todo o mundo, encontraram uma maneira objetiva de ver suas reivindicações atendidas para os Jogos do Rio-2016. Quando a coisa aperta, eles ligam direto para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pedem providências. Até agora, tem funcionado.

“Em junho [do ano passado], nos reunimos com o prefeito da cidade do Rio [Eduardo Paes] e ele anotou em um pedaço de papel o número do celular dele. E nos disse: ‘Ligue sempre que precisar’”, disse Mark Egan, diretor de operações da World Rugby, em entrevista publicada pelo portal Rugby World, nesta semana. “Quando começamos a ficar preocupados com o andamento das obras, ligamos para o prefeito e as coisas aconteceram. Mas eu não estou dizendo aqui que ele responde às chamadas todos os dias”.

Na entrevista, Egan disse que o monitoramento constante com diversas frentes porque há algumas preocupações para a World Rugby. A crise política no Brasil é uma delas. “Isso [crise política] está fora do nosso controle, então tentamos seguir em frente. As obras da arena de rúgbi estão atrasadas. Vai ser uma estrutura temporária, pode ser construída a tempo, mas está atrasada. Temos teleconferências semanais e visitas ao local de vez em quando, por isso sabemos que os prazos para as arquibancadas, por exemplo, serão entregues a tempo – embora atrasado, no final de junho. Esperávamos ser concluída até o final de maio”

Egan contou que a World Rugby “emprestou” seu especialista em plantio e cultivo de grama típica das melhoras .canchas do mundo para assessorar na construção do campo de jogo durante os Jogos do Rio-2016. E também fez questão de não ser alvo do corte de gastos na organização do evento. ”Eles [Comitê Organizador do Rio-2016] queria fazer algumas folgas no orçamento nas áreas de domínio comum nós pedimos prioridade. O campo de jogo, a área de treinamento, a sala dos atletas, as instalações do serviço médico são nossas prioridades. Estamos pressionando para que e confiamos que teremos tudo como queremos”, definiu Mark Egan.

A entrevista completa à publicação inglesa você pode ler aqui.