Blog do Daniel Brito

Rede de TV CNN se pergunta: “Ainda haverá Olimpíada no Brasil?”

Daniel Brito

2016-04-19 11.13.42A rede de TV norte-americana CNN publicou reportagem nesta terça-feira, 19, sobre a situação do Brasil para receber os Jogos Olímpicos do Rio-2016 e se fez uma pergunta: “Haverá Olimpíada no Brasil?”. Reportagem assinada por Shasta Darlington e Flora Charner lembra que o país enfrenta “desafios” sem precedentes.

“A três meses dos Jogos, Brasil está enfrentando o surto de zika vírus, que foi ligado a um problema congênito raro em crianças infantis [microcefalia]; uma recessão paralisante que deixou centenas de milhares de desempregados e alçou a inflação às alturas; e uma crise política que tem implicado alguns dos legisladores mais poderosos do país”.

A reportagem lembrou que, ao contrário da preparação para a Copa do Mundo Fifa-2014, as obras de construção dos locais de competição estão quase todas terminadas, mas a venda de ingressos ainda é considerada baixa – apenas 55% dos tíquetes já foram comercializados, segundo informou os organizadores à CNN.

As jornalistas Shasta Darlington e Flora Charner fizeram uma abordagem um pouco mais ampla sobre o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff por “esconder déficits orçamentários em 2014”. As repórteres lembraram no texto que caso o impedimento venha a se concretizar, quem assume é o vice, Michel Temer, cujo o partido está diretamente ligado a esquemas de corrupção.

“A principal missão do presidente da República nos Jogos Olímpicos seria presidir a cerimônia de abertura [em 5 de gosto]. Mas grande parte da organização local foi levado não por Dilma, mas pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes”, lembrou o artigo da CNN.

Por fim, a reportagem informa que a rede hoteleira do Rio está comemorando o alto número de reservas durante o período dos Jogos Olímpicos (5 a 21 de agosto). A secretaria de turismo do município do Rio de Janeiro aguarda mais de um milhão de turistas na cidade no período dos Jogos.

Em entrevista a correspondentes internacionais no Brasil nesta terça-feira, 19, Dilma respondeu ao questionamento sobre se Rio-2016 seria afetada pela crise política. ''Todos os estádios e estruturas, seja no que se refere à segurança, ao Parque Aquático, canoagem slalom, ou na capacidade de vocês [jornalistas] se comunicarem com o mundo. Temos toda estrutura de energia montada. Acredito que os Jogos estão em situação adequada. Talvez tenhamos nos antecipado até mais do que esperavam que nos antecipássemos. O governo federal investiu muito. O investimento maior é privado, mas se você vir quem financiou o privado são bancos públicos federais. Tivemos todo  o cuidado com governo do Rio de Janeiro para haver legado, sob forma de escolas, estruturas esportivas, sob forma de política de esportes que proporcionou aos nosso atletas um suporte que nunca tiveram. Serão o os melhores jogos olímpicos deste país, e do mundo''.