Blog do Daniel Brito

Brasileira que tenta vaga na Rio-16 retorna do Equador após terremoto

Daniel Brito

HXb19VQB

Priscilla Carnaval chegou ao Equador no sábado e voltou na segunda-feira (Instagram)

Foram precisos alguns segundos para a ciclista de BMX Priscilla Carnaval entender que a terra que se tremia sob seus pés e as coisas que balançavam na prateleira não eram fruto de um mal estar repetino, mas sim um grave terremoto no Equador – tratado com desdém pela imprensa brasileira.

Na noite de sábado, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o litoral do Equador. Segundo o governo, 480 pessoas morreram e mais de 2.000 ficaram feridas de acordo com os registros divulgados na noite da terça-feira, 19.

A sorocabana Priscilla Carnaval chegou a Quito, capital equatoriana, na manhã do sábado. Competiu na Copa Nacional de BMX do Equador, evento que conta pontos no ranking qualificatório para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. No início da noite, quando estava no mercado, sentiu o chão balançar.

“Pensei que eu estava zonza por qualquer motivo, não imaginava que fosse terremoto, nem me preocupei. Após alguns minutos, uma amiga me mandou mensagem perguntando se eu havia sentido o temblor [tremor, em espanhol]. Quando fui ver o noticiário eram 50 mortos, subiu para 70, mais de 100 mortos. Aí eu já estava bem preocupada. Mas por sorte o terremoto ocorreu a 280km de onde nós estávamos, então ali eu senti apenas o reflexo do tremor no litoral”, relatou Priscilla, na tarde de terça-feira, 19, já de volta ao Brasil.

O mais curioso é que apesar de ter apenas 21 anos, Priscilla enfrentou pela segunda vez na vida um terremoto. O primeiro ocorreu em 2011, quando ainda tinha 16 anos, no Chile. “Nossa, fiquei muito assustada na época. Estava jantando e parecia que havia alguém dando joelhadas debaixo da mesa. Mas via todas as pessoas ao redor bem calmas. Ficou como aprendizado para este terremoto no Equador, tentei manter a calma e tive a sorte de não estar na área mais afetada”, disse a atleta.

O governo decretou Estado de Emergência e todas as atividades do Equador foram suspensas até a segunda-feira, 18. A competição, portanto, foi remarcada para daqui 15 dias, mas a presença de Priscilla já é improvável.

Ela estará a caminho da etapa holandesa da Copa do Mundo de BMX e lidera o ranking olímpico entre as brasileiras. Sua rival é a também sorocabana Bianca Quinalha, que também estava no Equador neste final de semana. Dentro de 20 dias, uma das duas será escolhida como representante do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.