Blog do Daniel Brito

Conselheiro do Coritiba é nomeado secretário nacional de futebol

Daniel Brito

ricardo_gomyde_marco_polo_del_nero

Ricardo Gomyde (à dir.) com presidente da CBF, Del Nero (Divulgação)

O ex-deputado federal Ricardo Crachineski Gomyde (PCdoB-PR) foi nomeado nesta sexta-feira, 22, novo Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte. O cargo estava vago havia duas semanas desde que Rogério Hamam (PRB-SP) fora exonerado, na esteira do desembarque de seu partido do governo Dilma.

Gomyde é membro vitalício do conselho deliberativo do Coritiba, clube do qual já foi diretor. A secretaria que ora ocupa no Ministério trata diretamente dos interesses dos clubes de futebol, com a fiscalização dos clubes devedores por meio do Profut, a lei de responsabilidade fiscal, e ações sociais.

Pela lei 12.813, em seu artigo 5º, há regras de veto para atuação de altos funcionários públicos (cargos de confiança) em empresas ou entidades. Um dos itens diz: “exercer, direta ou indiretamente, atividade que em razão da sua natureza seja incompatível com as atribuições do cargo ou emprego, considerando-se como tal, inclusive, a atividade desenvolvida em áreas ou matérias correlatas.'' No artigo 6o., está previsto que até seis meses depois de sair do cargo público é proibido ser conselheiro de entidade relacionada a sua atividade.

O ministério não se posicionou sobre a hipótese de conflito de interesse.

Gomyde foi deputado federal de 1995 a 1998, vereador em Curitiba, secretário de Esporte do Estado do Paraná e presidente da Paraná Esportes (empresa estatal de desenvolvimento ao esporte). É correligionário do ministro interino, Ricardo Leyser. Em 2015, o Tribunal de Contas do Estado incluiu o nome de Gomyde na lista de 35 vereadores que teriam de devolver dinheiro aos cofres públicos por salários recebidos indevidamente em 2003.