Blog do Daniel Brito

Próximo aos Sarney, Iziane pensa em ser vereadora no Maranhão após a Rio-16

Daniel Brito

281136_596085_iziane__do_sampaio

Iziane foi campeã nacional com o Sampaio Correa, mesmo torcendo para o Moto Clube

A ludovicense Iziane, 34, já sabe que os Jogos do Rio-2016 serão a última parada antes da aposentadoria como jogadora de basquete. E,

desde já, vislumbra a vida pós-carreira fora das quadras. Uma alternativa cada vez mais próxima da realidade, desde que se filiou a um partido político.

A ala Iziane, recém-consagrada campeã da LBF (Liga de Basquete Feminino) com o Sampaio Correa, de São Luís, Maranhão, vinculou-se ao PSL. Um partido nanico, que possui apenas um representante no Congresso Nacional,  e agora matura a ideia de lançar-se candidata a vereadora na capital maranhense, sua cidade natal. ,

Iziane possui vínculos com a família Sarney no Estado. Por intermédio de Fernado Sarney, 60, filho do ex-presidente da Repúiblica, José Sarney, 86, fundou uma equipe de basquete no Maranhão, que disputou a LBF pela primeira vez em 2011. Mais recentemente, Iziane abriu mão de sua paixão pelo Moto Clube do Maranhão para defender as cores do rival Sampaio, comandado pelo empresário e deputado estadual Sergio Frota (PSDB-MA), mais um atrelado ao grupo Sarney.

No PSL de Sâo Luís, Iziane está sob o guarda-chuva de Francisco Carvalho, ex-presidente da Câmara dos Vereadores da capital maranhense.

A candidatura ainda precisa ser confirmada, mas o cenário conspira a favor de Iziane. Ela comandou o Sampaio no título nacional deste ano, feito inédito para um clube do Nordeste no basquete nacional. Ela será uma das estrelas da seleção brasileira que disputará os Jogos do Rio-2016.

“Já sou aposentada lá nos Estados Unidos, por onde joguei por 11 anos na WNBA. Depois desse campeonato nacional que conquistei pelo Sampaio Correa, vou encerrar a carreira de atleta nos Jogos Olímpicos do Rio-2016”, explicou ao blog há uma semana, durante cerimônia de recepção da chama olímpica no Palácio do Planalto, em Brasília. “ O pessoal está tentando me convencer a voltar para o Sampaio, mas já tenho 34 anos e só eu sei minhas dores”, disse.

Iziane mantém um trabalho social com o instituto que leva seu nome em São Luís. Também colocou-se à disposição  para exercer outras funções. “Estou aberta a atuar em algum cargo diretivo no próprio Sampaio, mas eu gosto da ideia de ajudar na Confederação ou Comitê Olímpico”, anunciou a ainda ala da seleção que irá ao Rio-2016.