Blog do Daniel Brito

Dilema de um campeão olímpico: ir para o ministério ou tentar a Rio-16?

Daniel Brito

dante

Dante foi vice-campeão japonês e maior pontuador do time na temporada (Divulgação/FIVB)

O ponteiro Dante, 35, campeão olímpico com a seleção de võlei, está chegando a uma daquelas esquinas da vida. Recentemente, encontrou-se com o novo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), e ouviu dele que pensa em contar com o atleta para o cargo de secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento.

Para assumir o posto, contudo, ele teria que dar um tempo na carreira de jogador. Seria impossível conciliar as duas funções.

Mas Dante ainda vive a expectativa de disputar os Jogos Olímpicos pela quinta vez seguida – disputou Sydney-2000, foi campeão em Atenas-04, vice em Pequim-08 e em Londres-12. Ele não foi convocado por Bernardinho para a equipe que se prepara para a Rio-16, mas seu nome já foi lembrado pelo treinador, caso a seleção necessite de uma “bola de segurança” na ponta. Ou seja, há chance de estar no Maracanãzinho em agosto, mês dos Jogos. com a seleção.

Dante foi vice-campeão japonês com o Panasonic Panthers, o maior pontuador da equipe na temporada, e entende que ainda tenha muita lenha para queimar em quadra. Largar a carreira de atleta e aceitar a proposta de Picciani seria entrar num ambiente que pouco o tocou ao longo da carreira.

A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento com seus programas de bolsas e convênios influenciaram  em quase nada na carreira deste goiano da cidade de Itumbiara. É que o Ministério não é exatamente a principal fonte de recursos do vôlei nacional. Por outro lado, se aceitar o convite, Dante agregaria um valor até aqui esquecido por Picciani na montagem de sua pasta.

Os secretários escolhidos pelo pemedebista do Rio são, no mínimo, controversos. No início desta semana, Picciani nomeou Leandro Cruz Froes da Silva para secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. No currículo, carrega a mácula de ter sido preso em flagrante por porte ilegal de arma e desacato à autoridade.

Gustavo Perrela, filho do senador Zezé Perrella (PTB-MG) deve ser o secretário de futebol. Em novembro de 2013, uma operação da Polícia Federal apreendeu meia tonelada de cocaína no helicóptero de Gustavo Perrella em uma fazenda no município de Afonso Cláudio, interior do estado do Espírito Santo.

Já o provável secretário executivo do ministério será Fernando Avelino, ex-diretor do Detran do Rio e ligado ao PMDB fluminense. Na semana passada, a Folha de S.Paulo publicou que Avelino ficou famoso por estacionar seu carro blindado em local proibido, em frente à sede do Detran —foi flagrado pelo jornal “O Dia'' cometendo a infração por dois dias seguidos. Numa das vezes, o motorista parou o carro no corredor exclusivo de ônibus. Na outra, o carro do presidente do Detran ficou embaixo da placa de proibido estacionar.

A maior acusação que se tem notícia contra Dante diz respeito à sua atuação contra a Argentina nas quartas de final de Sydney-2000, o que causou a eliminação da seleção daquela Olimpíada. Nada que a torcida já não o tenha perdoado.