Blog do Daniel Brito

Ricardo Teixeira é esperado para depoimento à CPI da Máfia do Futebol

Daniel Brito

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é esperado em Brasília nesta terça-feira, 14, para prestar depoimento à CPI da Máfia do Futebol, na Câmara dos Deputados. A sessão está marcada para as 14h30, mas Teixeira não informou à secretaria da comissão se comparecerá.
Ele foi convocado na condição de investigado, uma vez que é um dos partícipes do escândalo de corrupção que levou à prisão sete cartolas na Suíça no final de maio de 2015.

Teixeira ainda goza de certo prestígio no Congresso, embora afastado do cargo de presidente da CBF desde março de 2012. Basta lembrar que a CPI do Futebol no Senado foi travada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) em manobras avalizadas pelo presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), quando o cartola seria convocado para depor.

Na Câmara, no entanto, oito deputados apresentaram requerimentos convocando Teixeira. Inclusive, o pedido de número 01 da CPI é exatamente o que o intima para depor na CPI da Máfia do Futebol. Assim, a bancada da CBF não conseguiu impedir que fosse colocado em votação.

Como a convocação para uma CPI tem status de intimação, Teixeira é obrigado a comparecer. Se não o fizer, será alvo de condução coercitiva, mesmo que justifique uma possível ausência nesta terça-feira com algum argumento de ordem médica.