Blog do Daniel Brito

Ricardo Teixeira passa por cirurgia e falta a depoimento na CPI na Câmara

Daniel Brito

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, faltou à convocação da CPI da Máfia do Futebol na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 14, por motivos médicos. Chegou à secretaria da comissão um atestado médico que informa que o cartola submeteu-se ontem a uma cirurgia no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O advogado de Teixeira, Michel Assef Filho enviou correspondência à CPI com boletim assinado pelo médico endocrinologista Helio Tabacow Hidal, segundo o qual o cartola foi internado na segunda-feira, 13, e operado no dia seguinte. Tudo indicada que foi uma intervenção gástrica. Não foram fornecidas informações complementares. A CPI deve remarcar uma nova data para o depoimento do cartola, de acordo com as orientações médicas. Como a convocação para uma comissão tem status de intimação, ele será obrigado a comparecer, caso contrário será alvo de condução coercitiva.

Ele foi convocado na condição de investigado, uma vez que é um dos partícipes do escândalo de corrupção que levou à prisão sete cartolas na Suíça no final de maio de 2015.

Em 2013, Ricardo Teixeira disse ter se submetido ao transplante de rins. A revelação foi feita ao repórter Sérgio Rangel, da Folha de S.Paulo, em agosto de 2015. Na semana passada, o empresário Kleber Leite em depoimento à CPI da Máfia do Futebol esboçou um choro ao citar um problema de saúde de Teixeira, mas não deu mais detalhes.