Blog do Daniel Brito

Marcha escapa da rota da cusparada ao trocar Aterro pela Zona Oeste

Daniel Brito

marchaatletica_pontal_alexferro.28022016-5243

(Alex Ferro/Rio-2016)

O evento teste da marcha atlética trouxe bastante desconforto aos participantes, no domingo que passou, Foi no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, e o calor superou os 37ºC cedo da manhã. Se serve como compensação, os atletas se livraram de um problema inconveniente competindo na orla, no mesmo percurso que receberá a prova nos Jogos Rio-2016, e não no Aterro do Flamengo: as cusparadas do público.

Bom, esse foi um problema que assolou os marchadores no último grande evento da modalidade na capital fluminense. No Pan-2007, as provas de marcha atlética foram no Aterro e os competidores tiveram a desagradável companhia de “torcedores” que, do alto das passarelas que atravessam a via expressa da zona sul, cuspiam na direção dos atletas na pista. E não era só isso.

Cisiane Lopes, pernambucana, está classificada para os 20km no Rio-2016 e estava naquele Pan-07. Se lembra bem do que passou. “É que a gente fica concentrada na prova, mas dava para saber que tinha gente na passarela ali em cima cuspindo. Pelo menos não me acertaram. E teve outra: em um ponto do percurso no Aterro tinha um bar, e toda vez que os atletas passavam, os bêbados gritavam um monte de coisa. No caso do homem chamava de homossexual, mas para mulher era pesado mesmo, muito difícil”, relembrou Cisiane.

“Achei foi bom a prova de marcha da Olimpíada ser no Recreio. O percurso é bom, a pista é boa e o lugar é ótimo”, vibrou a marchadora, que foi campeã da Copa Brasil de marcha, que serviu de evento teste da modalidade para os Jogos Olímpicos-2016.

Já o brasiliense Caio Bonfim também comemorou. Primeiro pelo fato de não ter de passar pelo aperto que seus colegas enfrentaram desviando de cuspes no Pan-07. Ele tinha só 16 anos à época e estava dando os primeiros passos na marcha. E depois, porque no evento teste do domingo, no Rio, ele sagrou-se pentacampeão brasileiro nos 20km.
“Pessoal conta as histórias daquele Pan. Melhor coisa que aconteceu foi ter as provas da marcha no Recreio. Tenho certeza que nada parecido ao que ocorreu em 2007 vai acontecer no Rio-2016”, afirmou.

A IAAF (sigla em inglês para Associação Internacional das Federações de Atletismo) também aprovou o Recreio como sede da marcha. ''Vai ser o lugar mais bonito em que serão realizadas as provas da modalidade desde Barcelona-1992, quando comecei a trabalhar com Jogos Olímpicos'', disse Luis Saladie, delegado técnico da IAAF, presente ao evento teste no domingo passado.