Blog do Daniel Brito

História do Time Brasil do COB vira livro com R$ 450 mil da Lei Rouanet

Daniel Brito

A história recente do esporte olímpico nacional deve virar livro a ser lançado até janeiro do próximo ano. Com o título provisório de “Time Brasil e a evolução do esporte no país” o projeto é do COB (Comitê Olímpico do Brasil), que acabou de ser contemplado com R$ 449.3 mil da Lei Rouanet, do MinC (Ministério da Cultura), para produzi-lo.

Com fotos, texto e entrevistas com os atletas, o livro, explicou o comitê, abordará não somente os maiores e mais importantes participantes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, mas também o contexto histórico e cultural das Olimpíadas. A obra não é autoral, é um livro em que o redator escreve em nome do COB.

“Com um conteúdo editorial elaborado, o livro terá diversas imagens de atletas, instalações, equipes etc. Será dividido em quatro capítulos que contarão com, além de informações e contexto histórico dos Jogos Olímpicos, curiosidades sobre tecnologia e ciência esportiva, números interessantes sobre o processo de preparação dos atletas, depoimentos de atletas e pessoas relevantes do mundo dos esportes e conquistas para o esporte olímpico brasileiro”, explicou o COB.

O livro não será comercializado. Um terço dos exemplares será doado para bibliotecas e instituições em todo o país, sendo os 10% solicitados obrigatoriamente pelo MinC, e os outros 20% como contrapartida social do projeto. O restante será distribuído para as principais entidades esportivas do país e do mundo, e também para os atletas do Time Brasil.

Serão impressos 3.000 exemplares.

A Lei Rouanet, para quem não se lembra, é um programa do governo federal que permite que empresas e pessoas físicas descontem do Imposto de Renda valores diretamente repassados a iniciativas culturais, como produção de livros. Ou seja, em vez de pagar o imposto da totalidade, você reverte parte dele a um projeto cultural.

O COB informou que ainda está em busca de parceiros para o projeto.

24526587413_2cdcc8bf2f_z

(Roberto Castro/ ME)