Blog do Daniel Brito

Ingrid passava noites apagando xingamentos no celular, revela coach

Daniel Brito

A saltadora Ingrid Oliveira passou noites em claro, em seu apartamento na Vila dos Atletas, junto ao celular, tentando conter a avalanche de críticas, xingamentos e comentários maldosos dos quais foi vítima durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016. E ocorreu nas noites que antecederam sua apresentação na plataforma de 10m. E é exatamente nesse período pré-competição que o repouso e as boas noites de sono são essenciais para um atleta ter uma boa performance em uma Olimpíada. Ingrid não teve.

“Ela foi muito atacada, foi duro. Até eu fui atacada nas minhas redes sociais. Mas comigo tudo bem, com Ingrid foi difícil, porque ela passava noites e noites apagando cada mensagem”, relata Nell Salgado, profissional do coach esportivo, que trabalhou aspectos psicológicos da preparação de Ingrid antes e durante os Jogos-2016. E a parceria entre as duas continua para o ciclo que se inicia rumo a Tóquio-2020.

“Ingrid não me dizia que estava fazendo isso à noite. Ela apagava as mensagens porque não queria aquilo nas suas páginas pessoais, não queria que as pessoas vissem ali nos posts dela. Eu só fiquei sabendo depois. Ela tinha que ter me contado. Nas nossas conversas,  ela dizia que estava bem, mas eu sabia que estava doendo”, contou Nell.

Romance na Vila
Ingrid foi uma das protagonistas do Time Brasil na Rio-2016. A jovem atleta dos saltos ornamentais nascida há 20 anos no Rio de Janeiro, levou para seu quarto na Vila o canoísta Pedro Gonçalves, 23, o Pepê, o que configurou-se uma quebra de regra no apartamento. Causou desentendimento com a parceira de quarto e da prova do salto sincronizado, Giovanna Pedroso, e um tremendo mal estar dentro do Time Brasil. “Na época da Olimpíada eu não podia falar, mas agora posso: se estavam distribuindo camisinhas dentro da Vila dos Atletas, é óbvio o que poderia acontecer com isso”, disse Nell.

A dupla do salto sincronizado foi desfeita após ficar em 8º no salto sincronizado da plataforma, e Giovanna voltou para casa, pois não tinha mais compromissos nos Jogos. Ingrid permaneceu na Vila, mas com uma forte blindagem feita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), para poder ter a tranquilidade para competir na prova individual da plataforma de 10m – sua especialidade. Foi nesse período que Nell Salgado intensificou o trabalho de coaching com Ingrid.

Fama repentina
Elas já trabalhavam juntas desde dezembro de 2015, meses após o Pan de Toronto-2015. Na época, a saltadora experimentava o início da fama pelo mesmo motivo que a fez perder noites de sono durante a Rio-2016: comentários maldosos em uma foto em seu perfil no Instagram na qual ela aparece de costas, com um maiô cavado.

Nell tem experiência bem sucedida em lidar com situações traumáticas vividas por atletas olímpicos. Em 2012, começou um trabalho com a judoca Rafaela Silva, que fora atacada na internet com ofensas racistas após ser eliminada dos Jogos de Londres-2012. As duas iniciaram o trabalho do zero logo após aquela Olimpíada e o resultado, como se viu, foi a medalha de ouro de Rafaela na Rio-2016. A judoca, desde então, não perde a oportunidade de agradecer a Nell pelos dias que passaram juntas.

“Meu trabalho é de reprogramação mental. Eu não sento para ouvir historinha triste, o coaching esportivo é ‘tiro, porrada e bomba’. Claro que cada atleta tem sua particularidade, mas a gente não fala do passado. E foi assim que trabalhamos com a Ingrid. Dar a tranquilidade, enaltecer os pontos fortes e repassar mentalmente os saltos que faria na sua prova individual na plataforma de 10m”, explicou Nell.

Salto traumático
Em meio a toda essa confusão na Vila, Ingrid tinha que se preparar para enfrentar um salto traumático na Rio-2016: duplo e meio mortal de costas carpado. Tem grau de dificuldade 2.9, numa escala na qual o movimento mais complexo (que rende maior nota, caso executado com perfeição) é de 3.8. Em Toronto-2015, Ingrid caíra de costas e tirara nota zero. Talentosa e perseverante, Ingrid decidiu incluir este movimento na sua série na Rio-2016.

“No último treino antes da competição, ela cravou as três vezes que executou este salto. Fizemos trabalho em conjunto lá na plataforma, ela vinha treinando bem. Mas na hora não foi como o planejado”, relembra Nell.

Ingrid fazia uma boa apresentação na plataforma de 10m, estava na 9ª colocação entre 28 participantes, até seu quarto (e penúltimo) salto. Aquele que falhara em Toronto-15 e que tanto treinara e temia. Só que mais uma vez o duplo e meio mortal de costas carpado saiu errado. Não tanto como no Pan do ano anterior, mas não o executara bem. Sua maior nota foi um 2.5. Um dos sete juízes deu-lhe nota 1.0 (de um total de 10, para a nota máxima). Ela terminou a competição na 22ª colocação. Saiu da piscina, entrou na banheira dos atletas usam na pérgola e caiu no choro. Tudo isso foi transmitido ao vivo para o mundo inteiro.

Processo de  maturação
“Era um choro de frustração por aquele salto. Ingrid é muito talentosa, está em processo de maturação para se tornar uma excelente atleta. E vai conseguir. Ela sabe que vai”, aposta Nell.

ingrid-oliveira-participa-da-prova-da-plataforma-10m-1471464063084_v2_1024x768