Blog do Daniel Brito

Correios cortam 75% do patrocínio ao tênis brasileiro

Daniel Brito

*Com Fábio Aleixo

A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) sofreu um corte de 75% no patrocínio dos Correios. A renovação do acordo foi publicada na edição desta segunda-feira, 5, no Diário Oficial da União, no valor de R$ 4 milhões pelo período de dois anos.

O apoio, sem necessidade de licitação, foi firmado sob a rubrica: “Patrocínio Esportivo visando ao desenvolvimento da modalidade esportiva tênis”. Mas, curiosamente, o desenvolvimento da modalidade pode estar comprometido pela queda no valor do patrocínio.

Em setembro, o presidente da CBT, Jorge Lacerda, enviou carta aos presidentes das federações estaduais explicando as dificuldades financeiras dos Correios (prejuízo superior a R$ 2 bilhões em 2015) e os cortes que teriam que ser feitos pela estatal no investimento. A CBT vai mudar a sede de São Paulo para Florianópolis, estado de origem de Lacerda. Além disso, 55 contratos que tinham prazos relacionados ao acordo com os Correios não foram renovados – o que inclui ''pessoal da CBT, treinadores, jogadores e colaboradores''.

Em 2015, último ano da preparação para o Rio-2016, a confederação foi contemplada com R$ 8,6 milhão dos Correios, de um total superior a R$ 17 milhões injetados na entidade pela empresa pública no triênio 2014-2016.
Se não conseguir outros patrocinadores, a CBT pode encontrar dificuldades para fechar as contas nos próximos anos. Visto que o exercício de 2015 terminou com déficit de R$ 45 mil, apesar de ter tido uma receita superior a R$ 15 milhões.