Blog do Daniel Brito

Japão promete carro voador para acender a pira em Tóquio-2020

Daniel Brito

freohr5aup99ihwcp11a

Engenheiros japoneses fazem teste em veículo voador de menor porte

Os japoneses correm contra o tempo para fazer um carro voar com a chama olímpica e acender a pira dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O plano é este e um grupo de jovens engenheiros estão trabalhando no estilo oriental para fazer um carro levantar voo na abertura dos próximos Jogos, no Japão.

O projeto não é exatamente de um carro como o que vemos nas ruas. O automóvel voador medirá 2,9 metros de comprimento e 1,3 metros de largura. Ele será um triciclo elétrico de um único assento, com duas hélices.

O Asahi Shimbun, um dos maiores jornais do Japão, publicou que é um protótipo de um modelo que possa ser utilizado no futuro (para além de Tóquio-2020) para evitar congestionamentos nas ruas e ajudar em resgates em caso de desastres naturais, quando as vias terrestres estiverem inviáveis.

Os engenheiros disseram ao Asahi que o veículo pode decolar e pousar verticalmente. Será operado com o volante e o pedal do acelerador no ar ou na estrada. O grupo de engenheiros trabalha para que o protótipo possa finalmente voar 50 quilômetros a uma altitude de 150 metros. É um desafio muito grande, dado que o estágio atual dos trabalhos fazem com que o carro chegue somente a voar por um metro e por apenas cinco segundos.

Eles têm até 24 de julho de 2020 para fazer a mais incrível acendimento de uma pira olímpica se concretizar.

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 05: Former Brazilian athlete Vanderlei de Lima lights the Olympic Flame during the Opening Ceremony of the Rio 2016 Olympic Games at Maracana Stadium on August 5, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Morry Gash/Pool/Getty Images)

Na Rio-16, a pira foi acesa por Vanderlei Cordeiro após subir uma escadaria imensa (Morry Gash/Getty)