Blog do Daniel Brito

Câmara autoriza deputado federal a acumular cargo de presidente da CBF

Daniel Brito

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados entendeu que não há impedimento legal para que o deputado federal Marcus Vicente (PP-ES), um dos vice-presidentes da CBF, assumir a presidência da confederação mesmo exercendo o cargo de parlamentar. Ele é um dos quatro vice-presidentes da entidade e está em seu quarto mandato em Brasília.

Na tarde desta terça-feira, 22, a comissão aprovou o pedido de Vicente. Houve apenas um voto contrário, do deputado Esperidião Amim (PP-SC), mas ele não estava no plenário da CCJC nesta tarde para debater o tema.

A maioria da comissão acompanhou o voto do relator desta consulta, Rubens Pereira Júnior (PC do B-MA), cujo parecer emitido em 11 de setembro informa que não há embasamento legal que impeça Vicente de assumir a CBF no lugar do atual mandatário, Marco Polo Del Nero, mas fez uma ressalva. “Desde que a CBF não goze de favor decorrente de contrato com pessoas jurídicas de direito público”, explicou Júnior.

Consultado pelo blogueiro, Vicente informou, via assessoria de imprensa, que trata-se apenas de uma “consulta. Só por precaução.”