Blog do Daniel Brito

Senador da CPI do Futebol prega a extinção das federações estaduais*

Daniel Brito

Zezé Perrela fez discursos contra as federações (crédito: Folhapress)

Em discurso, Perrela disse que federações estaduais são ''apenas cartórios'' (crédito: Folhapress)

O senador Zezé Perrella (PDT-MG) terá a oportunidade de repetir aos presidentes das federações estaduais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, nesta terça-feira, 29, o que sempre bradou nas tribunas do Senado: o fim das federações estaduais de futebol.

A 11ª sessão da CPI do Futebol nesta terça terá a presença do Rubens Lopes, mandatário da entidade que comanda a modalidade no Estado do Rio, e Castellar Modesto Guimarães Neto, gestor em Mnas Gerais. Perrela é um dos membros da comissão.

Desde os acalorados debates para a MP 671 (a Medida Provisória do Futebol, o Profut) ainda no primeiro semestre, Perrella apregoa a extinção dessas federações. Logo nas primeiras reuniões da CPI no Senado, ele voltou à carga.

“Na verdade, as Federações Estaduais são cartórios apenas para registrar os jogadores. Esse modelo é atrasado. É o único país do mundo que tem federações estaduais ou regionais”, criticou Perrela, ainda na 3ª sessão da CPI, no início de agosto. “O Brasil é o único país do mundo que tem campeonatos estaduais. As federações, para mim, não têm necessidade de existir, todas elas. E os campeonatos estaduais só existem porque se os campeonatos estaduais acabarem as federações acabam junto”, completou.

Para atacar as entidades regionais, filiadas à CBF, Perrella critica, e muito, a existência dos campeonatos estaduais. “É um negócio inexplicável que ainda exista campeonato estadual no Brasil. Eu acho que, enquanto nós não acabarmos com isso, dificilmente vamos evoluir. E as federações são fechadas. Obviamente que o dia em que não tivermos mais os estaduais, acabam-se as federações”, opinou.

O posicionamento de Perrella foi corroborado por todos os membros da CPI, que concordaram em convidar os presidentes de federações para uma audiência pública. Além de Rubens Lopes e Guimarães Neto, foram chamados para a reunião Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, de São Paulo, Evandro Barros de Carvalho, de Pernambuco, Gustavo Vieira, do Espírito Santo.

A mesa diretora da CPI chegou a anunciar o cancelamento da audiência, porque os cartolas não avisaram se viriam Apenas no início da noite dessa segunda-feira, 28, foi confirmada a sessão, com Lopes e Guimarães Neto.

* Atualização: O senador Zezé Perrella não compareceu à audiência pública com os presidentes de federações estaduais na CPI do Futebol no Senado.