Blog do Daniel Brito

Vem aí o “Caveirão” olímpico, que pode custar até R$ 2,7 milhões

Daniel Brito

O nome oficial é veículo blindado antitumulto, mas na linguagem das ruas ele é conhecido como “Caveirão”. O Rio de Janeiro vai ganhar mais um modelo para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos-2016. Deve desembarcar até junho com o valor de até R$ 2,7 milhões.

O “Caveirão Olímpico” será resistente a disparos de diversos tipo de armas de fogo, além de contar com proteção contra artefatos explosivos, com capacidade para o transporte de três policiais totalmente equipados com até 200kg de equipamentos ou acessórios de uso coletivo. Há também um tanque de água com capacidade para armazenar 6 mil litros para utilização do jato alto do blindado com alcance superior a 10 metros. Dentro do veículo, há todo um sistema de monitoramento de vídeo controlado pelos policiais embarcados.

O termo de referência para a licitação já foi divulgado e publicado no Diário Oficial da União no último dia 5. A SESGE (Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos), ligada ao Ministério da Justiça, informou via assessoria de imprensa, que adquiriu e repassou outros veículos blindados deste tipo aos Estados antes do Mundial de futebol da Fifa, em2014, e que poderão ser utilizados durante os Jogos do Rio-2016, na segurança das Cidades do Futebol, além daqueles que estão a cargo do governo do estado do Rio de Janeiro.

O Caveirão Olímpico, após os Jogos, ficará como legado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio. “Todas as decisões em relação a destinação do equipamento serão, portanto, do governo do Estado, que avaliará a forma em que este será mais útil para a segurança pública”, informou a assessoria da SESGE, em nota.

plano_de_seguranca_em_brasilia_definido_para_a_copa_03062014-155749-1