Blog do Daniel Brito

Ministro do Esporte vai aos EUA e Inglaterra falar de Rio-16 e zika vírus

Daniel Brito

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), vai aos Estados Unidos encontrar-se com membros do USOC (Comitê Olímpico dos EUA, na sigla em inglês) na próxima semana. É parte da agenda da primeira viagem internacional de Picciani à frente da pasta. Na pauta, a preparação do Rio para os Jogos-2016. E, certamente, como o Brasil está se prevenindo para evitar um surto de vírus zika durante o evento.

Nos Estados Unidos há uma campanha crescente da imprensa sobre a doença no Brasil. Na semana passada, o Senado do país enviou carta ao USOC demonstração preocupação com os atletas. Nessa quinta-feira, 2, Tejay van Garderen, que concorria uma vaga na equipe de ciclismo estrada dos EUA, anunciou a sua desistência da disputa por casa do medo do vírus zika. A sua esposa está grávida do segundo filho do casal.

O encontro do ministro com o USOC será em Washington D.C. na próxima quinta-feira, dia 9. Ainda nos EUA, ele tem agenda na SHHS (sigla em inglês para Secretaria de Saúde e Serviços Humanos do país), e com a diretora-executiva do Conselho de Esporte, Nutrição e Fitness dos Estados Unidos, Shellie Pfohl.

Antes, porém, na segunda-feira, 6, ele irá ao Parque Olímpico Rainha Elizabeth II, em Londres, sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de quatro anos atrás, na capital inglesa. Picciani tem compromisso com o Secretário de Estado para Cultura, Mídia e Esporte, John Whittingdale (equivalente britânico ao Ministro do Esporte do Brasil). Em seguida, encontra-se com Guy Taylor, diretor nacional do Talented Athlete Scholarship Scheme (TASS), organismo que fez parceria o Ministério do Esporte em intercâmbio de atletas escolares.

Novo secretário-executivo
O ministro viajará e deixará a pasta a cargo de Fernando Avelino Vieira, nomeado nesta sexta-feira,  3, novo secretário-executivo do ministério. Ele substitui a Ricardo Leyser, que compunha o ministério desde sua criação, em 2003. Avelino, dos quadros do PMDB do Rio,  foi diretor do Detran-RJ e tem pouca ligação com esporte. Sua nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.