Sete atletas gays que devem estar na Rio-2016 em busca do ouro
Daniel Brito
Os Jogos Olímpicos Rio-2016 se encaminham para ser um grande evento de celebração da diversidade. Há menos de duas semanas, o COI (Comitê Olímpico Internacional) permitiu a participação de atletas transgêneros sem a necessidade de passarem por cirurgia. Ainda em dezembro, o site inglês Gay Star News, de conteúdo voltado para o público LGBT, elencou os sete atletas gays com chances de ganhar medalhas de ouro nas arenas cariocas neste ano.
“Mais uma vez, o campo para atletas gays, lésbicas ou bissexuais está crescendo. Além dos nomes consagrados como Tom Daley e Ian Thorpe, alguns novos rostos em modalidades menos populares estão treinando insanamente para os Jogos-2016”, escreveu a jornalista Stefanie Gerdes.
Na lista dos atletas citados pelo Gay Star News não há brasileiros, em mais um indicativo de o que o assunto ainda é um tabu por aqui. Os Jogos do Rio-2016 são mais uma grande oportunidade para derrubá-lo de vez.
Um dos listados por Gerdes é o britânico Tom Bosworth. Em outubro do ano passado, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, disse: ''Ainda há pouco gay no esporte, e isso tem de mudar''.
Enquanto isso, fiquemos atento à performance de alguns dos atletas que já se revelaram publicamente gay e que têm chances de vir ao Rio-2016, segundo o Gay Star News.
Jamie Bissett (saltos ornamentais)
Megan Rapione (futebol)
Rose Cossar (Ginástica rítmica)
Robbie Manson (remo)
Sam Sendell (ginástica de trampolim)
Tom Bosworth (marcha atlética)
Connor Taras (canoagem)
Leia aqui o que disse o Gay Star News sobre cada um desses atletas.