Blog do Daniel Brito

DF pedirá mais partidas decisivas no Mané Garrincha durante a Rio-2016

Daniel Brito

20151031_112313

Estádio Nacional Mané Garrincha receberá 10 jogos na Rio-16 (Daniel Brito/UOL)

Brasília se prepara para fazer um pedido para receber mais jogos de futebol durante os Jogos do Rio-2016. A cidade foi contemplada com 10 partidas em agosto, duas das quais envolvendo a seleção brasileira masculina. Mas o governo da capital quer uma participação maior.

A secretária-adjunta de Esporte e Lazer do DF, Leila Barros, contou ao blog, durante a passagem da tocha olímpica por Brasília, que a ideia é que o Estádio Nacional Mané Garrincha possa sediar uma partida de semifinal ou decisão do terceiro lugar. “Queremos um jogo decisivo aqui no nosso Estádio. Não posso falar muito, mas vamos pedir”, avisou Leila ao blog.

Com exceção das partidas da seleção masculina, jogos pouco interessantes serão realizados no gigantesco estádio com capacidade para 72 mil espectadores construído ao custo de R$ 1,9 bi para a Copa do Mundo Fifa-2014. Em 10 de agosto, por exemplo, Brasília vai receber o duelo entre as seleções sub-23 masculina de Coreia do Sul e México. Duelo que fará a preliminar de Argentina, sem Messi, e Honduras. Antes, porém, haverá o embate entre Iraque e Dinamarca. A participação do estádio na Rio-16 se encerra com dois jogos das quartas de final.

A adição de um jogo decisivo diminuiria o tempo ocioso do Mané Garrincha, daria exposição internacional à arena, uma vez que o governo local busca parceiros da iniciativa privada para geri-lo, além de aumentar a importância de Brasília nos Jogos.

Para concretizar o plano, o DF precisará desbancar tradicionais praças futebolísiticas. Porque as semifinais e o jogo pela medalha de bronze serão no Maracanã, Arena Corinthians e Mineirão.