Blog do Daniel Brito

Brasília erra e agora teme perder a Olimpíada-2016 para outra capital

Daniel Brito

Mané Garrincha segue sendo terminal de ônibus (Crédito: Daniel Brito/UOL)

Mané Garrincha segue sendo terminal de ônibus (Crédito: Daniel Brito/UOL)

O Mané Garrincha corre o sério risco de ser excluído dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 porque o GDF (Governo do Distrito Federal) perdeu os prazos para firmar compromissos com o Comitê Organizador do evento.

A quase nove meses da abertura, o GDF não apresentou o caderno de encargos, nem a matriz de responsabilidade e nem tampouco cravou a data para assinar o contrato com com a organização dos Jogos.

A informação sobre a exclusão do Mané Garrincha foi divulgada no domingo, 25, na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo. A nota informava que, por motivos de corte de gastos, Brasília perderia o direito de receber as 10 partidas de futebol que está prevista para sediar nos Jogos-2016.

Segundo a secretária-adjunta de Esporte e Lazer do DF, a ex-jogadora de vôlei Leila Barros, Brasília sofre com a concorrência de outras cidades. “Eu liguei lá na Rio-2016 e eles me confirmaram que há uma capital trabalhando para receber as partidas de futebol que serão realizadas aqui”, contou a este blogueiro Leila, por telefone. O secretário-adjunto de Turismo do DF, Jaime Recena, disse ter a informação de que Recife pretende herdar o futebol que pode ser disputado na capital federal.

Tanto Leila quanto Recena afirmaram que Brasília não está atrasada, que está no mesmo patamar de outras cidades que receberão o futebol; São Paulo, Manaus, Belo Horizonte e Salvador são as outras sub-sedes dos Jogos. No início de outubro, São Paulo promoveu um evento em Itaquera para assinatura do contrato para sediar a Olimpíada-2016.

A assessoria de comunicação dos Jogos informou que Brasília e Salvador são as únicas que restam, mas que a capital baiana já está com tudo pronto, faltando apenas definir uma data para o evento de formalização.

“Entregamos na tade de hoje [segunda-feira, 26] o caderno de encargos feito com todos os entes envolvidos na realização dos Jogos aqui em Brasília. Um grupo de trabalho avaliará e em meados de novembro deve confirmar tudo. Estamos fazendo de tudo para que a Olímpiada seja em Brasília”, avisou Leila, dona de duas medalhas de bronze com a seleção feminina de vôlei, em Atlanta-1996 e Sydney-2000.

A assessoria do Rio-2016 não cravou uma data como o prazo final para a definição da permanência do Distrito Federal nos Jogos, mas disse que o tempo é exíguo e pode se encerrar nas próximas semanas. Assim como não confirmou se há a possibilidade de outra cidade sediar as partidas de futebol caso a capital da República seja excluída do evento.